+55 71 21375471 Seg-Sex: 9 às 18h

O Escritório na mídia:

VIOMUNDO

Blog da Saúde – O que é o Direito Sanitário?

Thiago Campos — É o campo do direito que estuda o conjunto de normas que definem os cuidados sanitários e delimitam a atividade do Estado na área da saúde, fixando os meios a serem empregados para a concretização desse direito.

Brasil Popular

“O que estamos discutindo não são valores. Estamos discutindo o princípio da vedação ao retrocesso. Se permitirmos o retrocesso admitiremos que se tenha a regressão de direitos arduamente conquistados pelo povo brasileiro”, afirma o advogado baiano, especialista em Direito Sanitário, diretor da seção Nordeste do IDISA.

Jornal Grande Bahia

Além dos governadores e do advogado sanitarista e membro da ABJD Thiago Campos, participaram do encontro, como mediadoras, as advogadas e professoras Carol Proner (UFRJ), Daniela Borges (Ufba) e Ariadne Barreto (Uefs).

Caderno de Notícias

"Não se pode esperar que a OAB/BA, diante de tão grave crise sanitária, se furte a estar ao lado da sociedade e das autoridades sanitárias propondo medidas e construindo saídas que não nos afastem dos objetivos da República, em especial o da construção de uma sociedade livre, justa, democrática e solidária."

Thiago Campos

Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva

“Essa será a primeira vez que o Supremo se debruçará sobre o aspecto orçamentário do direito à saúde”, argumenta Thiago Campos, advogado e vice-presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado – Idisa). Junto com o também advogado Fernando Facury Scaff, Campos fez a sustentação oral pelo mecanismo do amicus curiae, em nome do Idisa.

Escola Politecnica de Saúde Joaquim Venâncio

Qual é a importância da lei 8.080/1990 e o que ela representou de avanços?

Thiago Campos - A lei 8.080 tem um efeito, para além do simbólico, de detalhar na legislação infraconstitucional diversas das diretrizes que a Constituição de 1988 assegurou. Tivemos o avanço, a partir do movimento da Reforma Sanitária, com a inclusão no texto constitucional da saúde como um direito.

Espaço Cultural Casa Azul Arte, Educação e Cidadania

“É preciso desmistificar a ideia de que o SUS é ruim, e que bom é pagar plano de saúde; o SUS é patrimônio do povo brasileiro. Nos 30 anos da Lei 8080, precisamos reafirmar o pacto em defesa da saúde pública, reivindicando os investimentos necessários ao funcionamento do SUS.”

Thiago Campos

Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Thiago Campos iniciou as discussões da mesa contextualizando o tema do encontro. “A judicialização tem sido abordada sempre num aspecto negativo. A nossa proposta com este debate é de trazer elementos da positividade do cenário da disputa pela garantia do direito à saúde no judiciário”, disse.

Revista Cláudia

Em entrevista ao HuffPost, o advogado sanitarista e ex-integrante da Secretaria de Atenção à Saúde do ministério, Thiago Campos, afirmou que é dever das consultorias jurídicas dos ministérios avaliare...

OutraSaúde

Para o vice-presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa) Thiago Campos este é o caso da CIT. A Comissão é mencionada por uma lei, a 12.466, que muda a redação da Lei Orgânica da Saúde. Mas, na análise dele, a redação reconhece a CIT como fórum de negociação e participação entre gestores e diz quais são seus objetivos, mas não diz a composição, nem define suas competências.

Portal da Saúde News

Segundo Thiago Campos, advogado especialista em Gestão de Saúde Pública, “O decreto impactava na qualificação da política de fomento ao setor de atenção primária à saúde no âmbito do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) da Presidência da República. Trata-se, escancaradamente de uma privatização do Sistema Único de Saúde.

bahia.ba

O recadastramento de usuários no Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador causou polêmica. De acordo com o advogado sanitarista Thiago Campos, o recadastramento de usuários é um novo critério adotado pelo Ministério da Saúde para financiar a Atenção Básica, como parte do programa Previne Brasil.

Portal JNN

O advogado Thiago Campos, representante da Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES), fará a sustentação oral na sessão virtual. Para o especialista em legislação de saúde o modelo adotado pelo estado do Rio de Janeiro tem respaldo legal.

BNews

O advogado baiano Thiago Campos, que representou o Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa) no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5595 da Emenda Constitucional (EC) 86/2015, a denominada “Emenda do Orçamento Impositivo”, explicou ao BNews, na noite desta segunda-feira (23), que se posicionou pela declaração de inconstitucionalidade dos artigos da EC.

Vídeos

O Direito Sanitário em Tempos de Pandemia