Thiago Campos
Advogado formado pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), mestrando em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialista em Direito Sanitário pelo Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA) e em Gestão de Política de Saúde informadas por evidências pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/Sírio Libanês). Concluiu ainda o curso de Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET-PUC/SP) e possui título de MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sócio do escritório Thiago Campos Advogados & Associados com mais de 13 anos de experiência profissional em escritórios de advocacia, no assessoramento de entidades da sociedade civil e no exercício de funções públicas relevantes.
Sua atuação atualmente está voltada para consultoria jurídica e o assessoramento em Direito Sanitário, Judicialização da Saúde, Direito Administrativo, com foco em licitações e contratos, Direito Tributário, com foco na tributação do Terceiro Setor.
Entre as experiências profissionais no setor público destacam-se ter sido Advogado-Chefe e Coordenador da Controladoria da Fundação Estatal Saúde da Família na Bahia (FESF|SUS); Assessor Jurídico da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS) e; Diretor de Programa, com acúmulo da função de chefe de gabinete, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). Também foi Coordenador de Auditoria da Controladoria Geral do Município de Lauro de Freitas-BA, assessor jurídico da Empresa Baiana de Ativos S.A. (BAHIAINVESTE).
Prestou serviço público relevante, ainda, atuando como membro do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), representando o Ministério da Saúde, tendo contribuído com a construção, revisão e aprimoramento de importantes políticas públicas de âmbito nacional, entre as quais o Marco Regulatório das Organizações Sociais, o Programa Mais Médicos para o Brasil, as Diretrizes Nacionais para a Instituição de Planos de Carreiras, Cargos e Salários no âmbito do SUS e a proposta de revisão do modelo normativo de Regulação do Trabalho em Saúde.
Tem trabalhado ao longo dos anos como prestador de serviços para a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), em apoio ao Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde nas temáticas de desenvolvimento de mecanismos jurídicos de controle interno, de análise de estruturas jurídicas institucionais da gestão da saúde, de gestão do trabalho e carreiras.
É professor de pós-graduação e coordenador do Curso de Especialização em Direito Sanitário do Instituto de Direito Sanitário Aplicado – IDISA, realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Autor de artigos em revistas especializadas.
É associado da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e membro titular da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Regional - Nordeste do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA).
Áreas de Atuação: Direito Sanitário, Judicialização da Saúde, Contratualização no SUS, Tributação do Terceiro Setor, Direito Administrativo, com foco em licitações e contratos.